Retorna ao início
----->contos do fonjic<-----
2005
2004
2003
2002
2001
2000
1999
1998

Passeio noturno

Ela parou, confusa, hesitante, suada. Ou seria ele? Já não lembrava mais, não conseguia mais se distingüir em sua própria memória. Levou a mão até o órgão genital e certificou-se. Sim, ela era ela.

Os cabelos loiros curtos caíam-lhe na cara e ouvia, atrás de si, a respiração ofegante daquele homem que cambaleava e mancava em sua direção. Nada fazia sentido. Por uma fração de segundo quase viu sua memória, ou algo muito semelhante a um fragmento de coerência, voltar-lhe. Porém dissolveu-se no ar, misturado à chuva morna que caía.

Um garoto jogava video-game. Por favor, me ajude, estou perdida! O garoto olhou-a brevemente para então retornar o olhar à sua tela. Ajude-me, socorro, estou mesmo perdida! O garoto olhou novamente. Desta vez corou e, baixando a cabeça envergonhado, balbuciou: eu também!

Atrás de si o barulho aumentava, havia pouco tempo. Pegou o garoto pela mão e saíram correndo. Desceram as escadas na escuridão interminável até que por fim chegaram a uma porta. Você tem um Real garoto? Um-hum, aqui.

Pegou a moeda e introduziu-a na entrada de dinheiro. A porta destravou-se e abriu. Agora fuja garoto! Sussurrou-lhe isso no ouvido e saiu correndo, sem perder tempo em olhar pra trás para enxergar o garoto que gritava, parado na porta, aterrorizado, antevendo a morte.

Na rua uma multidão de pessoas e seres se amontoava, acotovelava e seguia seu caminho, lutando por um pouco de espaço. Chovia ali também, mas estava ainda mais quente. Para onde ir? Quem tornar-se? Que lugar era aquele?

Saiu correndo. Precisava fugir. Mas de quem? Do quê? Não lembrava-se mais. A degeneração avançava cada vez mais rápida agora. Por quanto minutos será que estava conseguindo reter informações na memória ainda?

Começou a pensar no número dois e disparou o cronômetro. Ao mesmo tempo corria, fugia pra longe. Dois, dois, dois, dois... quando sentiu que estava prestes a esquecer o número olhou novamente o cronômetro. Um número sem sentido corria o visor. Parecia estar marcando algo ou medindo um tempo, mas o que seria?

Passava agora por uma ponte. Uma ponte imensa em cima de um rio cujas proporções pareciam descomunais. Começou a engasgar-se e a cuspir sangue. Socorro! Socorro, me ajudem! Eu acho que estou morrendo!

Uma pessoa parou para amparar-lhe. Ela deixou-se apoiar o corpo na pessoa, agradecida, quando o velho arrancou-lhe então a bolsa das mãos e empurrou-lhe ao chão. Misturou-se à multidão e se foi, tão etéreo quanto chegara.

O que estava acontecendo? Por que estava morrendo? Olhou suas mãos e tentou compreender. Não conseguia. Parecia jovem, suas mãos pareciam jovens. Haveria já transado? Haveria sido feliz? Desfrutara sua vida um dia ou tudo fora sempre aquele caos ondulante que a sufocava agora, em pleno asfalto urbano?

A visão turvava e, em delírios, pareceu ver uma multidão cercá-la e observá-la. Aplaudiriam quando ela morresse? Teria ela vivido mais ou menos que eles? Era viver uma vida o destino de todos? Delírios? Realidade? Realidades?

Um oficial chegou dando-lhe enfim um tiro na cabeça. A multidão dividiu seus pertences e novamente se pôs a andar. Um homem veio, catou o corpo desnudo, colocou-o nas costas e levou-o. A última gota de sangue por fim escorreu pelo asfalto pingando no rio, que corria com a força e fúria do seu imensurável volume de águas.


----------x----------

Para ler mais deste autor visite também:
http://uretrite.blogspot.com/
http://br.groups.yahoo.com/group/fonjic/

Clique aqui para cadastrar-se e receber contos de fonjic por email
Receba contos de Fonjic por email

Consulte
Spectro Editora
para ler sobre Charles Bukowski